Turning the tide in one of Brazil's most violent cities

 

Depois de três anos de ações do Programa das Nações Unidas (ONU) no bairro Nacional, em Contagem, região metropolitana, a realidade de uma das áreas mais violentas da cidade começa a se transformar. Ações como tiroteios e toque de recolher imposto por traficantes são, agora, algo presente só na memória dos moradores.

Em 2010, a região – junto com Lauro de Freitas (BA) e Vitória (ES) – foi escolhida pela ONU para desenvolver um programa pioneiro, com foco na prevenção da violência sofrida por jovens entre 10 e 24 anos. Na época, o bairro Nacional vivia um momento complicado. Entre 2009 e 2010, foram 20 mortes de pessoas nessa faixa etária no local. Um pouco antes de ser escolhida pelas Nações Unidas, um toque de recolher imposto por traficantes da região durou dez dias, impedindo o funcionamento de escolas e postos de saúde.

Três anos depois, o tráfico ainda existe no Nacional, mas não controla mais a vida dos moradores. No início de 2013, os traficantes tentaram impor um novo toque de recolher, mas foram impedidos pela própria comunidade. “Agora, eles estão mobilizados e mais confiantes no apoio do poder público para não ceder às pressões dos criminosos” afirma Deusemi Gomes, coordenador de Sistema de Prevenção da Secretaria Municipal de Defesa Social de Contagem.

Em 2012, o número de assassinatos de jovens foi reduzido a zero no local, segundo a prefeitura da cidade. A atuação do programa da ONU termina agora, em junho, mas vai deixar um legado, como a formação de jovens líderes comunitários. O projeto realizou ainda oficinas de artes e esportes, mediação de conflitos e capacitação profissional.

 

Click here to read more.

Click to read about the MDG-F's work in Brazil.

Click to read Success Stories from our work fighting poverty and improving livelihoods around the world.

Share |